3902201660100024
top of page

OS PERIGOS DA AUTORIDADE DESALINHADA NESTE TEMPO DE IMBOLC por Isabel Angélica

Foto do escritor: Isabel AngélicaIsabel Angélica

Imbolc - Isabel Angélica

O mês de Janeiro de 2025 valeu por vários meses! Foi longo, intenso, duro, sombrio com tantas propostas de reposionamento que a partir do dia 12 deixei de as contar e enumerar.


Sinto que só a partir do dia 25 - com a Lua Nova em Aquário e a entrada do Ano Lunar da Serpente (de acordo com a cultura chinesa) - é que as estruturas rijas e rígidas dos dias Capricornianos começaram a aligeirar.


Mas mesmo assim, continua bastante intenso e nem a chegada da Deusa Donzela, no seu Imbolc (ventre sagrado) nos está a retirar os pesos do coração… mas está a ajudar!


No mês de Janeiro, se me permitem uma partilha mais pessoal, fui convidada a revistar a minha intuição arcaica e a reger-me por ela, pois por várias vezes tive necessidade de estabelecer limites e travar projecções de uma falsa autoridade.


Estamos em momentos em que tantas figuras de autoridade desvirtuadas estão a ocupar lugares de destaque e visibilidade, muitas delas com os destinos da vida da humanidade nas mãos, sinto que está a promover que saltem também as feridas pessoais com as questões internas com as figuras de autoridade.


Mas até agora, as figuras de autoridade que existem nas maiorias das nossas vidas não são confiáveis, nem fiáveis, nem compassivas e nem verdadeiras autoridades pois regem a partir do medo que nos provocam.


E, sendo eu uma figura de autoridade deste da Escola Iniciática Terras de Lyz®, percebi que a minha postura é vista no exterior com receio, um respeito medroso e bastantes projecções desvirtuadas por quem me acompanha.


Ora foi mais uma oportunidade de revisitar a forma como vejo, sinto e manifesto a minha autoridade, mas também ver ao microscópio como é que os demais vêm, sentem e manifestam as suas autoridades.


E cheguei a estas conclusões sobre a forma como somos educados e depois como a maioria expressa a autoridade a partir dessa educação:


- Existe a autoridade dominadora que usa a força, o medo ou a manipulação para impor a sua vontade, alimentando-se da submissão dos demais;


- Existe a falsa autoridade que finge saber mais do que ao que realmente sabe, alimentando-se das ignorâncias alheias para impor a sua supremacia;


- Existe a autoridade vitimizada que usa o sofrimento para recolher apoios e aliados, colocando numa figura de autoridade alinhada o ónus do seu infortúnio e afastando-se da rede de apoio criando a narrativa de que foi excluído;


- Existe a autoridade da pessoa que se transforma em fantasma - oblitera-se das situações, círculos de família/amizades e projectos.


Ora o desenvolvimento humano e espiritual requer que possamos amadurecer a cada sanação feita e que a resposta aos desafios seja dada a partir de um ponto de limites pessoais bem estabelecidos, visão de águia sobre as situações e integridade nas relações interpessoais, começando com a honestidade consigo mesma/o.


Estes são alguns pontos de navegação interna que tenho acedido dado que o alinhamento da minha autoridade é uma tarefa constante e diária para mim, mas que cada vez mais exerço com a consciência dos meus limites energéticos e emocionais, buscando a integridade interna (às vezes sem sucesso, mas sempre a tentar!) e discernimento do que me pertence e do que pertence aos que projectam.


Como Aquariana com Ascendente em Leão, tenho percebido que a transparência e integridade são recebidos como frieza e distanciamento. Mas será que é isso mesmo ou a incapacidade dos demais receberem a verdade que também se abre em si mesmos?


A autoridade alinhada não se impõe, não se apaga, não manipula nem precisa de validação externa. Ela nasce de um estado interno de soberania, onde o ser humano está enraizado no seu poder pessoal, conectado à sua verdade e guiado pela sabedoria do coração.


Não significa que eu já seja “isso”, mas conheço pessoas assim e aprecio profundamente a sua impecabilidade e claridade, pois não usam máscaras e essa verdade nutre a minha.



AS TEMÁTICAS DA AUTORIDADE E O RETORNO DA DEUSA DONZELA


A Deusa Donzela, no aspecto Brígida, representa a pureza da verdade e o despertar da chama/fogo interior.



Ela não impõe a sua autoridade, mas manifesta-a naturalmente, como uma criança que simplesmente "É".


O que podemos pedir como inspiração a Brígida e à Deusa Donzela neste tempo em relação à autoridade alinhada?

* Que nos apoie a manifestar a nossa soberania que nasce da autenticidade;

* Que nos ensine a confiar na intuição sem distorções do ego, sem tomar as coisas como pessoais (o tempo todo!) nem a manipularmos a partir do nosso sentido desvirtuado de autoridade;

* Que nos recorde que o verdadeiro poder não precisa de esforço para existir, manifestar-se ou para exercer a sua autoridade doce e assertiva.


Por isso, a Deusa Donzela pergunta: onde ainda duvidas da tua luz e do teu poder natural?



IMBOLC, REGRESSO À VIDA E A SERPENTE


A Serpente é o animal totem de Brígida e o ano lunar com a sua energia começou a 25 de Janeiro. Ela é um símbolo ancestral da sabedoria profunda, da cura e da transformação.


No Imbolc, ela emerge do subsolo, sentindo a mudança das estações, como um chamado para despertar.


O que ela nos pode ensinar sobre a autoridade alinhada?


  • Ensina-nos que a verdadeira soberania exige transmutação das sombras e que sem o conhecimento das nossas reais intenções iremos ter sempre as lentes deturpadas;


  • Lembra-nos que assumir nosso poder pode ser desconfortável, mas é necessário para crescermos e amadurecermos… aliás, quanto mais confortáveis estamos com a nossa autoridade, mais confortáveis serão as autoridades alinhadas dos demais… aprendemos a sermos menos tolerantes à mentira, principalmente à daqueles que mentem para si mesmos/as.



PARA TERMINAR


Este é um momento perfeito para renascer na tua soberania e abraçar uma nova forma de expressão da tua autoridade alinhada.


O ano de 2025 vai ser muito profícuo nestes ensinamentos e expressões, pelo que te deixo algumas dicas para a integração de todas estas reflexões neste tempo de Imbolc:


🕯️ Ritual de fogo e intenção: Escreve num papel tudo o que queres transmutar sobre tua relação com autoridade, as tuas falsas autoridades (internas e externas) e queima esse papel para depois o entregares num buraco na Terra.


🐍 Activa a Serpente: A Serpente continua a chamar por inteireza e maturidade, levando-te a mudar de pele para cresceres. Prepara-te para o próximo trabalho que iremos ter para a Mulher Serpente e o Homem Dragão.


🌱 Sementes e renovação: Planta algo como um compromisso com tua autenticidade e poder - escreve um papel com os teus sonhos, projectos e compromissos de crescimento pessoal que irás guardar no teu Altar e vais ler no dia 21 de Março de 2025…



Boas integrações e celebrações!

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


©®™ Copyright Isabel Angélica

© 2008 - 2024 por Isabel Angélica - Escola Iniciática Terras de Lyz® 

Desenvolvimento Humano e Espiritual

Casas da Ribeira, Mação [Portugal]

Site criado por Isabel Angélica com Wix.com

Entra em contacto

  • Whatsapp
  • Isabel Angélica
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Todos os conteúdos deste site são da autoria de Isabel Angélica | Escola Iniciática.

Ao usares expressões, frases ou imagens a partir deste site, cita a fonte, por favor. Gratidão.

bottom of page