![](https://static.wixstatic.com/media/d09bad_e6304760937040c4843d8d237ce7b8e1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_544,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d09bad_e6304760937040c4843d8d237ce7b8e1~mv2.jpg)
O Imbolc é celebrado de dia 1 de Fevereiro para 2 mas acaba por nos acompanhar até à próxima Lua Nova.
Marca o ponto intermediário entre o Solstício de Inverno e o Equinócio da Primavera.
A travessia na roda do ano que leva a Velha Anciã até a Menina Donzela. Os dias voltam a receber mais luz assim como sentimos o pulsar da nova vida surgir nos solos e brotar nas árvores. Desperta o mundo natural e é o momento de plantar, semear. Tempo para os novos projectos, ideias abençoadas por Brígida com a sua criatividade, inspiração e do fogo agora ferve com mais luz nos nossos dias. Imbolc é uma palavra celta que significa dentro da barriga, onde se gera a nova vida.
Normalmente o Imbolc acontece durante a temporada solar e a lunação de Aquário. O Sol e a Lua a acompanhar este pulsar de vida nova. Traz inovação para as nossas ideias e formas de viver esta vida que chega.
Anotem as datas para acompanharem os movimentos desta lunação no vosso germinar de projectos:
Lua Nova em Aquário - dia 29 de Janeiro, Lua Crescente em Touro - 5 de Fevereiro, Lua Cheia em Leão - 12 de Fevereiro, Lua Minguante em Sagitário - 20 de Fevereiro.
Para saberes mais sobre estes movimentos segue-me no instagram: @_carolinaserrano_
Este ano, aqui na escola celebramos este Imbolc com a participação da nossa Guardiã Sacerdotisa Xamânica Isabel Angélica no ritual de encerramento da conferência Gotas Intemporais.
Práticas como fazermos a nossa boneca, fazer uma cruz de Brigid, acender velas brancas, caminharmos pela Natureza para sentirmos a vida na terra, conexão com as águas, celebrações com amigos e família são também formas de celebrar este Sabbath.
Deusas e Hespéride
Iria-Brígida, a Donzela, Moura Menina, Senhora da Oliveira, Senhora da Luz, Senhora das Candeias, Eufémia, Brites, Britiande
Eufémia é a mais nova das Irmãs. Protectora da garganta, da voz e da comunicação. Celebrada na Serra de Sintra, no Monte de Santa Eufémia, guardiã e Senhora das Águas de cura, como as da fonte que lá podemos encontrar. É a Lua Nova, os novos começos e a sua pureza, inocência, alegria, confiança e a excitação de estar viva/o.
Formas de Celebrar
Cria um altar com objectos, acessórios e entidades
Banquete com alimentos da estação
Passeio e observação das mudanças na Natureza
Momentos de quietude, em escuta e receptividade
Rituais: limpeza com eucalipto, velas, celebrar a simplicidade.
As cores: Branco
Animais: Lobo, cegonha, cisne. Fénix, vaca branca com orelhas encarnadas.
Alimentos: Leite, queijo, coalhadas, especiarias
Direção Rosa dos Ventos: Nordeste
Objectos: Cruz de Brigid, a Boneca, a vela branca, roca de fiar, triskle
Comentários